******

Pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros - 87% - admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista.
Há racismo sem racistas?
A campanha Onde você guarda o seu racismo? tem o objetivo de provocar uma reflexão individual e, principalmente, conscientizar a população de que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todas/os.
***
"O racismo só se manifesta diretamente? Não e não! Agressões físicas e verbais diretas manifestam racismo sim, mas não só elas. Falta de representação é racismo violento! Desamor e desafeto também! Negação da história de um povo também é! Olhares, emanações, expressões, diversas formas de tratamento podem ser racismo que, se somado ao longo da vida, mata trajetórias e gera incríveis feridas em toda uma população, tolhe seu caminho. Todo um leque de ação no mundo vê e trata a/o sujeita/o negra/o como alvo de violações, ainda que de forma supostamente velada e inconsciente."
(Natália Maria Alves Machado, "Mulheres Negras e Relações Afetivas: novas linguagens hão de ser sentidas!". NOSSO JORNAL 2ª Edição: Suplemento Mulheres Negras, página 07)
Onde você guarda o seu racismo?
Não guarde, jogue fora! |
___________________________________________________________________________
** Jorge Ben Jor revela que ainda é vítima de racismo. “Muito!”, diz ele, pioneiro no Brasil ao tratar da raça negra e exaltar sua cultura e suas músicas** => http://odia.terra.com.br/portal/diversaoetv/html/2011/5/jorge_ben_jor_revela_como_sera_o_show_de_seu_cultuado_disco_a_tabua_de_esmeralda_166204.html
Não adianta ser celebridade, nem ser doutor, nem ser rico, nem nada... enquanto as mentalidades gerais do mundo insistirem - velada ou declaradamente, intencionalmente ou não, consciente ou inconscientemente - em ver as pessoas de fenótipo negro e a matriz cultural africana como "abjeto" e "inferior", o racismo fará vitimas e matará corpos, almas, sentidos e sentimentos...
todo mundo perde, muito... =/
"nós queremos aprender com você...
crioulo rei, crioulo..."
***